LAIA          TORRE          PROGRAMME           SPECTRAL          CONTACTS











Contact Printing (impressão por contacto) é uma das partes mais essenciais na cadeia de criação de imagens no contexto de produção com recurso a meios analógicos. A ideia inicial de uma impressora de contacto é fazer positivos a partir de uma imagem negativa (filme). No entanto, a impressão por contacto é capaz de muito mais do que isso. Pode ser uma ferramenta importante para a composição de imagens criativas e extraordinárias. A oficina DIY Film Printing: Composing With Color irá demonstrar (hands-on) algumas técnicas de impressão por contacto para criar uma estética única na produção fílmica. Usaremos uma técnica semelhante à serigrafia em celulóide, interpretando o filme como uma tela para criar coloridos originais. O ponto de partida da oficina tem como material de origem loops filmados (com uma câmara Bolex) com película preto e branco de alto contraste, que serão transformados em technicolour de múltiplas camadas. Incorporar-se-ão os usos (e abusos) de materiais de impressão de filmes, processos de revelação e química.



Contact printing is one of the most essential parts in the analog film production chain of creating images. The original idea of a contact printer is to make positives from a negative (film) image. Yet contact printing is capable of so much more than that. It can be an important tool for creative and extraordinary image compositing. DIY Film Printing: Composing With Color’s workshop will show you (hands-on) some great contact printing techniques to create an unique aesthetics in your filmmaking. We will use a silkscreen printing lookalike technique on celluloid, interpreting film as a canvas to create coloured originals. Starting point are black and white hi-con (with a Bolex camera) filmed "mattes" film loops, as source material and we will transform these into multi layered technicolour. It incorporates the uses (and abuses) of film print materials, development processes and chemistry.






Oficina Criativa: DIY Film Printing: Composing With Color

Datas: 19 a 21 de março

Horário:
19.03.2024 — 14h às 17h 
20.03.2024 + 21.03.2024 — 10h30 - 12h30 + 14h - 17h

Nível de conhecimento: elevado

Modo de inscrição: ESGOTADO


~~~~

Workshop: DIY Film Printing: Composing With Color

Dates: 19 — 21 march

Schedule
19.03.2024 — 14h to 17h
20.03.2024 + 21.03.2024 — 10h30 - 12h30 + 14h - 17h

Level: high

Registration: SOLD OUT





Esther Urlus é uma artista sediada em Roterdão que trabalha com os formatos de filme Super8, 16mm e 35mm. Resultando em filmes, performances e instalações, as suas obrassurgem sempre a partir de métodos DIY. O trabalho de Urlus foi exibido em festivais por todo o mundo, como o festival 25FPS Zagreb, Ann Arbor Film Festival, Oberhausen Short Film Festival, Sonic Acts ou o International Film Festival Rotterdam. Urlus é fundadora do WORM Filmwerkplaats — Rotterdam, um laboratório gerido por artistas dedicado ao filme (película) enquanto meio artístico e expressivo. Cada vez mais os laboratórios geridos por artistas são estruturas que representam o padrão líder na cinematografia analógica contemporânea. Estes laboratórios adquiriram equipamento profissional, mas comercialmente descartado de todo o mundo. Agora que os artistas têm acesso a estas ferramentas, combinadas com a partilha de conhecimento baseada na cultura aberta, podem avançar e inovar independentemente da indústria.



Esther Urlus is a Rotterdam-based artist working with motion picture film formats Super8, 16mm and 35mm. Resulting in films, performances and installations, her works always arise from DIY methods. Urlus’ work has been exhibited and screened at film festivals worldwide, such as 25FPS festival Zagreb, Ann Arbor Film Festival, Oberhausen Short Film Festival, Sonic Acts, and the International Film Festival Rotterdam. She is the founder of WORM Filmwerkplaats — Rotterdam, an artist-run workspace dedicated to motion picture film as an artistic, expressive medium. More and more artist-run film labs are structures  that represent the leading standard in contemporary analogue filmmaking. These labs have acquired professional but commercially discarded equipment from all over the world. Now that artists have access to these tools, combined with the open culture-based knowledge sharing, they can move forward and innovate independently from the industry.


*IMG.  Elli, Esther Urlus.

︎︎︎ ARCHIVE  ︎︎︎ NEWSLETTER   ︎︎︎ SOCIAL MEDIA